segunda-feira, 28 de maio de 2012

Devoradores de energia...e vida



Desde a Revolução Industrial, em meados do século XIX, o mundo conheceu um significativo aumento populacional. E os novos inquilinos do planeta tiveram desde então a sorte de contar com um nível de vida bem superior ao dos seus antecessores, pelo menos nos países que benifeciaram da revolução. A má notícia é que esse progresso tecnológico trouxe consigo um ambiente muito mais poluído, uma vez que as emissões de CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera, que eram nessa época de 260 ppm (partes por milhão) passaram para 400 ppm. Uma subida alarmante, atendendo que, desde essa altura, a temperatura geral já subiu 1ºC. E mais assustador ainda, se pensarmos que, até final do século essa diferança deverá ser de 2 a 5ºC.
Os números são mesmo para levar a sério: fazem parte do World Economic and Social Survey 2011, elaborado pelas Nações Unidas, que prevê alterações climáticas capazes de desencadear cataclismos.
28% é a taxa de diminuição da biodiversidade no planeta, segundo um estudo da Wold Wild Fund divulgado a 15 de Maio no qual se afirma que em 2030 teremos passado a consumir duas vezes aquilo que os recursos da Terra nos podem dar por ano. Actualmente calcula-se que essa  taxa seja de 1,5.

fonte Visão 17-5-12

Mais posts:
Os 6 graus que podem mudar o Mundo
Big Bang Humano
praga demográfica
florestas tropicais
ecocentrismo